Campina Grande

Saúde materna: PMCG realiza reunião sobre fortalecimento de ações no atendimento humanizado

Saúde materna: PMCG realiza reunião sobre fortalecimento de ações no atendimento humanizado


CODECOM/PMCG

A Prefeitura de Campina Grande realizou nesta sexta-feira, 4, uma reunião para debater o fortalecimento de ações de atendimento humanizado no âmbito da saúde materna no Município. A reunião foi realizada na Secretaria Municipal de Saúde e deve dar início à formação de uma Comissão Permanente e Integrada de Humanização em Saúde.

De acordo com a primeira-dama do município, a psicóloga Juliana Figueredo Cunha Lima, o objetivo do encontro foi de construir um plano de trabalho em favor do aprimoramento da oferta de serviços de saúde humanizados.
“Humanização, que é uma diretriz do SUS, é um compromisso da gestão e a nossa iniciativa aqui hoje reunindo diversos atores vinculados à saúde, à saúde da mulher e a saúde materna, está sendo para refletir sobre a nossa prática buscando caminhos para o fortalecimento das ações em curso e o aprimoramento contínuo, garantindo melhorias para a experiência das pacientes com os nossos serviços”, explicou.

Entre os temas discutidos foram elencados a ampliação do setor de ouvidoria do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA); a ampliação das equipes de enfermagem especializadas em obstetrícia; um espaço de acolhimento para mulheres com perda gestacional; a entrega humanizada do corpo de óbito neonatal; a retomada do projeto de visita prévia para gestantes à maternidade antes do parto; a implantação de atendimento de psicólogos na triagem; melhorias na comunicação interna e externa e aplicação de sinalização com informações importantes e pertinentes a gestantes e acompanhantes, além de outros avanços.

Também foi discutida a qualificação, capacitação e conscientização permanente dos servidores sobre o atendimento humanizado. A ideia é realizar um processo de fortalecimento de ações de humanização desde o pré-natal na Atenção Primária à Saúde até o ISEA, que é uma maternidade de gestação de alto risco.

Além da primeira-dama e do secretário de Saúde, Carlos Dunga Júnior; estiveram presente na reunião a vereadora da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vereadores, Carol Gomes; os diretores do ISEA, Ítalo Cunha, Suelem Clementino e Karolinne Figueiredo; a secretária executiva de Saúde Mental, Lívia Sales; a coordenadora da Rede Alyne, Laudeci Brito; a assistente social do ISEA, Magdala Vasconcelos; a chefe de enfermagem do ISEA, Ana Luíza; o coordenador do setor de psicologia do ISEA, Gustavo Chaves; a coordenadora de Saúde da Mulher, Ana Cristina Rodrigues; a diretora de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Núbia Oliveira; o consultor Pedro César; o coordenador jurídico da Secretaria de Saúde, Bertrand Asfora e a psicóloga organizacional Jéssica Furtado; o diretor de Atenção Básica, César Moreira; o secretário de Comunicação do Município, Marcos Alfredo; a assessora Carla Borba e o consultor Pedro César.

“O objetivo é consolidar e fortalecer as políticas já estabelecidas em toda a rede de saúde com foco na saúde materno-infantil e melhorar os atendimentos e os programas que já temos disponíveis. O ISEA é uma maternidade que vai completar 75 anos de funcionamento e é um patrimônio de Campina Grande e da Paraíba”, disse o secretário Dunga Júnior.

*Sala Lilás* – Nesta sexta-feira, a Secretaria de Saúde inaugurou a Sala Lilás, um serviço voltado à assistência e ao acolhimento de mulheres vítimas de violências dentro dos serviços de saúde. A Sala Lilás vai funcionar na Policlínica Francisco Pinto, no Centro da cidade.

Assessoria