DECOM/PMLS
Nesta quinta-feira (3), foi reinaugurado em Lagoa Seca o Centro Multidisciplinar de Atendimento Educacional (CEMAE), com um novo espaço que promete oferecer mais conforto, acolhimento e um ambiente lúdico e sensorial para as crianças com deficiência e transtorno do espectro autista. O novo local agora ocupa o antigo Lar da Sagrada Face.
Atualmente, O CEMAE atende 179 crianças. O centro oferece uma gama de serviços, como diagnóstico, tratamento e acompanhamento contínuo, com uma abordagem especializada para cada criança. Segundo a coordenadora, Elizabeth Barros, o objetivo do CEMAE para 2025 é expandir o atendimento, incluindo suporte às mães atípicas e familiares das crianças atendidas.
Durante o evento de reinauguração, além da apresentação das melhorias do novo espaço, foram realizadas dinâmicas com as mães das crianças, proporcionando um momento de troca de experiências e relatos entre elas. As participantes também tiveram a oportunidade de conhecer de perto as novas instalações, que foram pensadas para proporcionar um ambiente mais acolhedor e confortável.
A prefeita Michelle Ribeiro, o vice-prefeito Paulinho Patriota, a secretária de educação Idelma Souza e o vereador César de Armando marcaram presença.
Idelma destacou o compromisso da gestão com o desenvolvimento e o atendimento personalizado de cada criança no CEMAE. “Quero reafirmar esse trabalho feito com cada criança aqui atendida. Contribuir para a formação dessas crianças é fundamental. Que os filhos de vocês possam ter a evolução de acordo com a realidade de cada um. Aqui, os filhos de vocês serão olhados e atendidos com carinho e dedicação. E este é apenas o primeiro passo para que muitas outras conquistas venham a seguir”.
Michele também se dirigiu às mães presentes, expressando sua gratidão pela dedicação e força dessas mulheres. “É uma alegria estar aqui com vocês. Quero agradecer as mães, que, com sabedoria, abraçam a missão de serem mães atípicas. Enquanto gestão, quero oferecer o apoio necessário e ser um suporte para vocês. Sei dos desafios que enfrentam, e estamos trabalhando para trazer cada vez mais benefícios e acolhimento para vocês e seus filhos. Estamos ampliando nossa equipe, e em breve, teremos também o tão sonhado neuroinfantil”, afirmou a prefeita.
O CEMAE é um importante avanço no suporte e na inclusão das crianças com necessidades especiais em Lagoa Seca. A proposta é que, cada vez mais, o centro se torne um espaço de acolhimento e desenvolvimento, tanto para as crianças quanto para suas famílias.







