Paraíba

População pode solicitar serviços públicos sem sair de casa pelo App ‘João Pessoa na Palma da Mão’

População pode solicitar serviços públicos sem sair de casa pelo App ‘João Pessoa na Palma da Mão’


PARAIBA.COM.BR

A lâmpada do poste da sua rua queimou e precisa ser trocada? Quer fazer uma denúncia ou reclamação junto ao Procon-JP? Emitir o cartão do SUS? Essas e outras demandas podem ser solicitadas pela população por meio do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Disponível desde 2023, a ferramenta foi criada pela Prefeitura de João Pessoa para tornar o acesso dos serviços da gestão municipal ágil e seguro, sem a necessidade do cidadão sair de casa.

O aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore, além de ser acessado pelo site da Prefeitura de João Pessoa, através do ícone ‘João Pessoa Conectada’. Para logar, basta preencher o número do CPF e a data de nascimento.

Com um layout simples e intuitivo, os serviços são categorizados por setores, como saúde, programas de apoio, zeladoria, mobilidade urbana, infraestrutura, meio ambiente, animais, educação, esportes, regularização e coleta de impostos, segurança pública e denúncias.

Em saúde, por exemplo, é possível solicitar consultas, exames e cadastrar no programa para receber remédio em casa. Em zeladoria, pedir coleta de poda, cata-treco, denunciar descarte irregular de resíduos, entre outros. Em animais, agendar consultas na clínica do Pet, hemograma e castração. Demandas como tapa-buraco, iluminação e IPTU também estão disponíveis.

Todos os serviços possuem campos onde o cidadão pode preencher o tipo de solicitação, podendo acrescentar fotos ou vídeos ao pedido. Após fazer a solicitação, o aplicativo gera um protocolo de atendimento e vai informando por mensagem o andamento do pedido dentro da Prefeitura.

Ao solicitar os serviços diretamente pelo celular ou computador, sem sair de casa, o cidadão economiza tempo e esforço. Além disso, o aplicativo reduz a burocracia e melhora o fluxo de informações entre a população e a gestão municipal. Isso porque as secretarias conseguem acompanhar, em tempo real, os pedidos e otimizar os prazos de resposta, e a população vê suas demandas sendo atendidas de forma mais clara e visível.