Brasil

Hugo Motta quer discutir pedido ligado aos condenados do 8 de Janeiro com líderes partidários

Hugo Motta quer discutir pedido ligado aos condenados do 8 de Janeiro com líderes partidários


Câmara dos Deputados volta do feriado prolongado com a previsão de definir os próximos passos da anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro e avançar etapas da análise do processo que pode levar à cassação do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).

No caso da anistia, o debate agora quer avaliar deputados podem acelerar o processo para votação no plenário da Câmara. Um pedido para adotar a tramitação de urgência foi apresentado na última semana pelo líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ).

A solicitação contou com apoio de 262 deputados, mas depende do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para entrar na pauta de votações. Como próximo passo, Motta prevê discutir a posibilidade com líderes partidários. Um encontro do grupo está previsto de forma oficial apenas na quinta-feira (24).

A intenção em chegar a uma saída em consenso com outros Poderes e discussão entre representantes de partidos tem sido defendida desde o início da gestão de Hugo Motta. A posição voltou a ser destacada pelo presidente nesta semana.

“Em uma democracia, ninguém tem o direito de decidir nada sozinho. É preciso também ter responsabilidade com o cargo que ocupamos, pensando no que cada pauta significa para as instituições e para toda a população brasileira”, afirmou o presidente da Câmara.

Agendapb/R7