Cultura

Chega aos cinemas documentário que homenageia Noel Rosa

Chega aos cinemas documentário que homenageia Noel Rosa


RÁDIO AGÊNCIA NACIONAL

Autor de clássicos da música brasileira, como “Com que roupa?” e “Conversa de Botequim”, o cantor e compositor Noel Rosa ganha uma homenagem da sétima arte. O longa “Noel Rosa – Um Espírito Circulante” acaba de chegar aos cinemas e fala sobre o impacto do artista na história do samba, a partir do bairro de Vila Isabel, considerado berço de Noel, e do espírito de boemia que se mantém vivo nas ruas do Rio de Janeiro. Entre os nomes presentes na obra estão Dori Caymmi, Moacyr Luz e Mart’nália.

A diretora do documentário, Joana Nin, explica que a ideia do filme surgiu da percepção do grande desconhecimento das músicas de Noel no bairro de Vila Isabel. E acrescenta que o filme não é um relato da vida do artista, e sim um eco de sua trajetória.

“O que a obra retrata não é exatamente a história do Noel. A gente não optou por fazer um filme biografia, já existe uma ficção biografia sobre a história do Noel, mas não existe documentário. E a proposta deste filme não é a história do Noel, a família, o que aconteceu na vida dele, não é isso.  A ideia era pegar as músicas do Noel, o eco do Noel, o que restou dele na Vila Isabel, e trabalhar um pouco sobre como ele existe ainda na Vila Isabel”.

 

O longa levou cinco anos para ser produzido e chegou a ter as gravações interrompidas durante a pandemia. E entra agora nas salas de cinema com grande expectativa.

“Eu estou muito curiosa de como o filme vai ser recebido pelo público. Porque uma das coisas mais frustrantes que existem no cinema é você ficar anos fazendo um filme e depois não conseguir exibir ele, ele não chegar no público. Então esse momento onde a gente consegue confirmar uma estreia do filme em salas de cinema, onde a gente consegue fazer com que o público realmente tenha acesso a essa obra, é um momento muito feliz, muito gratificante. Eu estou muito curiosa para saber como o público vai receber”.

O filme incluiu uma playlist comentada pelo pesquisador Henrique Cazes e tem produção musical de Fábio Nin. A exibição acontece em cinemas de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Niterói. A lista completa pode ser consultada no instagram da Boulevard Filmes.

Noel Rosa morreu aos 26 anos, em 1937, e deixou um legado de quase 250 músicas.