RÁDIO AGÊNCIA NACIONAL
Acontece na Bahia, até o próximo dia 21 de abril, uma das feiras de cerâmica mais antigas do Brasil. São mais de dois séculos da Feira de Caxixis, realizada na cidade de Nazaré, localizada no Recôncavo Baiano. O evento apresenta o trabalho de centenas de artesãos da região — entre eles, os de Maragogipinho, que produzem peças de influência afro-indígena há quase 300 anos e são, inclusive, reconhecidos pela Unesco como o maior centro produtor de cerâmica da América Latina.
Além da feira de artesanato e cerâmica, a programação conta com espetáculos culturais e religiosos, uma feira de economia solidária, de agricultura familiar, a Feira Afro Bahia e o espaço Louça Miúda, com atividades voltadas para o público infantil. Haverá também shows com artistas locais e grandes nomes da música baiana. Entre as atrações desta sexta-feira estão os cantores Jorge Vercillo e Xanddy Harmonia.
Nesta sexta-feira, a partir das 18h30, o evento também traz a tradição da Semana Santa com a encenação da Paixão de Cristo. Segundo registros históricos e relatos populares, a Feira de Caxixis surgiu a partir do trabalho de um oleiro da Vila de Maragogipinho chamado Patrício. Ele navegou pelo rio Jaguaripe com uma canoa, levando peças artesanais de barro — conhecidas como “louça miúda” — para vendê-las na cidade de Nazaré.
O sucesso das vendas incentivou Patrício a voltar no ano seguinte, trazendo consigo outros colegas artesãos. Assim, a feira foi crescendo e se consolidando como a maior feira de artesanato a céu aberto da América Latina, segundo a Prefeitura de Nazaré. A programação completa da feira está disponível no Instagram oficial do evento: @feiradecaxixisoficial.